Adolescentes elegíveis para cirurgia bariátrica

13 de janeiro de 2020

Adolescentes elegíveis para cirurgia bariátrica

 

  • A Academia Americana de Pediatria (AAP) publicou diretrizes para o tratamento de adolescentes elegíveis para cirurgia bariátrica.
  • Médicos/ pediatras devem reconhecer que a obesidade grave é considerada uma condição de alto risco, que, infelizmente, muitas vezes não será resolvida com modificação do estilo de vida ou medicação.
  • De acordo com a AAP, os seguintes adolescentes podem ser elegíveis para cirurgia bariátrica: pacientes com obesidade classe 2 (IMC de pelo menos 35 ou 120% do percentil 95 para idade e sexo) associada a doença clinicamente significativa (como apneia obstrutiva do sono, diabetes tipo 2, hipertensão), ou obesidade classe 3 (IMC depelo menos 40 ou 140% do percentil 95).
  • Interessantemente, a AAP não estabelece limite inferior de idade para cirurgia bariátrica.
  • Pacientes elegíveis devem ser encaminhados para grupos cirurgicos.
  • As taxas de referência atuais são baixas.
  • O documento argumenta contra estrategias concervadoras, baseado em estudos que parecem fornecer evidencias suficientemente maduras para considerar a cirurgia “precoce” ao inves de se esperar a idade adulta.
  • É claro que esses pacientes devem passar por avaliação cautelosa, e ha muitas considerações a serem tomadas, mas o ponto defendido é o encaminhamento precoce.

 

 

Muito mais detalhes disponiveis gratuitamente na Declaração e relatório técnico da AAP

*  https://pediatrics.aappublications.org/content/144/6/e20193223

*  https://pediatrics.aappublications.org/content/144/6/e20193224

 

 

————————————————————————————————————————

“DISCLAIMER”/ aviso legal: o objetivo dessa página é compartilhar conhecimento médico, visando um público alvo de médicos, pediatras, gastroenterologistas pediátricos, estudantes de medicina. Os conteúdos refletem o conhecimento do tempo da publicação e estão sujeitos a interpretação da autora em temas que permanecem controversos.
A linguagem é composta de linguagem/jargões médicos, uma vez que não visa o público de pacientes ou pais de pacientes. O conteúdo dessa página não pode  substituir uma consulta médica.
As indicações e posologia de medicamentos podem mudar com o tempo, assim como algumas apresentações ou drogas podem ser retiradas do mercado.
Em caso de dúvida relacionada ao conteúdo ou se algum dado incorreto foi identificado, entre em contato!