Uso de dispositivo de vibração (“Buzzy”) versus EMLA® (Creme lidocaína + prilocaína I) para controle da dor em punção venosa pediátrica

3 de outubro de 2019

Uso de dispositivo de  vibração (“Buzzy”) versus EMLA® (Creme lidocaína + prilocaína I) para controle da dor em punção venosa pediátrica

 

  • O dispositivo de  vibração (“Buzzy”)  funciona muito mais rápido do que um adesivo EMLA, mas parece ser menos eficaz.

 

  • Pesquisadores compararam os escores de dor durante punção venosa entre crianças randomizadas para tratamento com um adesivo EMLA (lidocaína a 2,5%, prilocaína a 2,5%) ou distração externa de dor por dispositivo de  vibração (“Buzzy”).

 

  • Aproximadamente 300 crianças de 18 meses a 6 anos foram incluidas em cada braço do  estudo no Canadá.
  • A dor foi medida usando a escala de dor do serviço –  Children’s Hospital of Eastern Ontario.

 

  • Mais crianças no grupo EMLA do que no grupo do dispositivo de  vibração apresentaram redução do escore de dor. A percepção dos pais tambem favoreceu o uso de EMLA.

 

  • O sucesso na punção venosa foi semelhante entre os grupos.

 

  • O  contra-ponto é que esperar até 30-60 minutos para que o EMLA tenha o efeito desejado pode não ser possivel para fração significativa da punções venosas.

 

REFERENCIA: 

Bourdier S, Khelif N, Velasquez M, Usclade A, Rochette E, Pereira B, Favard B, Merlin E, Labbé A, Sarret C, Michaud E. Cold vibration (Buzzy) versus anesthetic patch (EMLA) for pain prevention during cannulation in children: A randomized trial. Pediatr Emerg Care 2019 Jun 6.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31181022

 

————————————————————————————————————————

“DISCLAIMER”/ aviso legal: o objetivo dessa página é compartilhar conhecimento médico, visando um público alvo de médicos, pediatras, gastroenterologistas pediátricos, estudantes de medicina. Os conteúdos refletem o conhecimento do tempo da publicação e estão sujeitos a interpretação da autora em temas que permanecem controversos.
A linguagem é composta de linguagem/jargões médicos, uma vez que não visa o público de pacientes ou pais de pacientes. O conteúdo dessa página não pode  substituir uma consulta médica.
As indicações e posologia de medicamentos podem mudar com o tempo, assim como algumas apresentações ou drogas podem ser retiradas do mercado.
Em caso de dúvida relacionada ao conteúdo ou se algum dado incorreto foi identificado, entre em contato!