Deficiência de biotinidase

8 de novembro de 2020

Deficiência de biotinidase

– Trata-se de um distúrbio autossômico recessivo. A deficiência de biotinidase faz parte da triagem neonatal em muitos países, e foi incluída na triagem neonatal do Ministerio da Saude do Brasil com a Portaria GM/MS nº 2.829, de 14 de dezembro de 2012 (mesma ocasiao da inclusao da hiperplasia adrenal congenita).

– A biotina (ou vitamina B7) é um cofator solúvel em água para enzimas carboxilase envolvidas em várias funções celulares, incluindo carboidratos, gordura e metabolismo de aminoácidos, expressão de receptores de insulina, transportadores de tiamina e proliferação celular.

– A biotina é uma das vitaminas do complexo B, solúvel em água, e um nutriente essencial que deve vir da dieta. Está presente em muitos alimentos, especialmente em carnes orgânicas, gemas de ovo e laticínios. A deficiência por ingestão inadequada é muito rara. A biotina dietética pode ser livre ou ligada a proteínas. As proteases transformam a biotina ligada à proteína em biocitina e peptídeos curtos de biotina. A biotinidase então libera biotina livre para absorção no intestino delgado por meio de transportadores dependentes de sódio. Assim, a deficiência de biotinidase pode ser superada pela suplementação de biotina livre.

– Relatos de casos isolados descreveram deficiência causada por dietas restritivas  sem suplementação, por outras formas de má absorção (como doença inflamatória intestinal), pelo consumo excessivo de álcool, e por alguns medicamentos anticonvulsivantes mais antigos (fenitoína, carbamazepina). A forma realmente mais importante de deficiencia de biotina seria secundaria de deficiencia da enzima biotinidase.

– A deficiência de biotinidase preenche critérios revisados de Wilson & Jungner para ser incluída na triagem neonatal nacional, a saber: 1) Os pacientes afetados não mostram sinais clínicos obvios precocemente; 2) tem alta morbidade e mortalidade; 3) tem tratamento simples e efetivo, que modifica a história natural da doença;  4) não é extremamente rara

– A deficiência de biotinidase pode ser parcial (10% -30% da atividade normal) ou profunda (<10% da atividade normal) e os achados variam de acordo com a extensão da deficiência.

– Os sintomas de deficiência, portanto, têm manifestações de crescimento, neurológicas e cutâneas. Indivíduos não tratados com deficiência profunda de biotinidase podem se apresentar na primeira infância com convulsões, hipotonia e deficiência de crescimento. Muitos permanecem assintomáticos até a infância ou adolescência e podem apresentar fraqueza nos membros e ataxia.

– Outros achados de deficiência profunda podem incluir atraso no desenvolvimento, perda auditiva e perda de visão causada por atrofia óptica. As manifestações cutâneas incluem eczema, seborreia, alopecia, paroníquia e candidíase. Aqueles com deficiência parcial podem manifestar sintomas apenas durante períodos de estresse ou doença.

-Achados laboratoriais podem ser desde frustros ate incluir cetoacidose metabólica e hiperamonemia. Pode haver acidúria orgânica.

– Os sintomas raramente podem ser graves o suficiente para progredir para coma e/ou morte.

– Recém-nascidos com deficiencia de biotinidase que recebem suplementação de biotina (5-10 mg/dia) permanecem assintomáticos, mas é necessária suplementação vitalícia. Muitos sintomas melhoram após a suplementação, mas o atraso cognitivo, a perda de audição e a visão podem não ser reversíveis se o diagnóstico e o tratamento forem atrasados, especialmente no contexto de deficiência profunda.

– O diagnóstico diferencial para a deficiência de biotina inclui outros erros inatos do metabolismo.

– A  deficiência da holocarboxilase sintetase pode causar deficiência de biotina, que tem características clínicas muito semelhantes às da deficiência de biotinidase. A deficiência isolada de carboxilase também tem características clínicas semelhantes, mas não responde à suplementação de biotina livre. A acidemia propiônica se apresenta com alimentação inadequada, vômitos, hipotonia e letargia, mas geralmente ocorre nos primeiros dias após o nascimento (mais cedo do que em geral ocorrem as manifestacoes da deficiencia de biotinidase). Uma erupção eczematosa e candidíase não são características típicas da acidemia propiônica, mas ocorrem na deficiencia de biotinidase. A galactosemia geralmente se apresenta nos primeiros dias após o nascimento com vômitos, má alimentação, letargia, baixo ganho de peso, icterícia e sepse.  Acrodermatite enteropática, um distúrbio hereditário do metabolismo do zinco que resulta em deficiência de zinco, geralmente se apresenta na primeira infância após o desmame do leite materno. Os sintomas clássicos da acrodermatite enteropática incluem diarreia, queda de cabelo e erupção cutânea característica com pústulas e vesículas ao redor da boca e / ou ânus. Outros sintomas incluem deficiência de crescimento, má cicatrização de feridas, paroníquia e sintomas neuropsicológicos inespecíficos, mas hipotonia e convulsões durante a infância não são comuns.

FONTES/ REFERENCIAS
Jay AM, Conway RL, Feldman GL, Nahhas F, Spencer L, Wolf B. Outcomes of individuals with profound and partial biotinidase deficiency ascertained by newborn screening in Michigan over 25 years. Genet Med. 2015; 17 (3): 205-209. doi: 10.1038 / gin.2014.104
Said HM. Cell and molecular aspects of human intestinal biotin absorption. J Nutr. 2009; 139 (1): 158-162. doi: 10.3945 / jn.108.092023

————————————————————————————————————————