Doença hepática associada a fibrose cística

12 de outubro de 2020

Doença hepática associada a fibrose cística (DHFC)

• A doença hepática associada à fibrose cística (DHFC) se desenvolve como consequência de proteina CFTR (Regulador da Condutância Transmembrana da Fibrose Cística)  ausente ou defeituosa na membrana apical de colangiócitos, levando à bile espessa/anormal e ao fluxo biliar diminuído em pacientes com fibrose cística (FC). A obstrução focal do ducto biliar pequeno leva à inflamação periductal, proliferação do ducto biliar, fibrose e cirrose biliar focal. Há  ainda o risco de desenvolvimento de doença de grandes ductos biliares.
  • A cirrose e suas consequências são responsáveis ​​por 2,5% da mortalidade geral na FC, o que a torna a maior causa de mortalidade não pulmonar em pacientes com FC.
  • Não há terapia médica específica para doença hepática associada à fibrose cística.
  • A terapia com ácido ursodeoxicólico, embora associada à melhora nos níveis séricos de aminotransferase em alguns indivíduos, não demonstrou melhorar os resultados clínicos, como sobrevida ou necessidade de transplante de fígado. Segundo revisão recente da Cochrane não há evidências suficientes para justificar o uso rotineiro de ácido ursodeoxicólico em DHFC.
  • O antecedente pessoal íleo meconial, a presença mutação grave de FC (ΔF508), o sexo masculino e a insuficiência pancreática são considerados fatores de risco para o desenvolvimento de DHFC. O mecanismo ou mecanismos que produzem essa associação não são bem compreendidos.
  • A evidência hematológica de hipersplenismo, lobo hepático esquerdo proeminente e transaminases anormais indicam a presença de DHFC. DHFC pode apresentar-se como doença dos pequenos dutos biliares, mas também pode levar ao desenvolvimento de doença de grandes ductos biliares intra-hepáticos, manifestando-se com colangiectasia, formação de cálculo biliar intra-hepático e colangite com características radiográficas e clínicas semelhantes à colangite esclerosante primária. A remoção endoscópica de cálculos intra-hepáticos e dilatação da estenose às vezes é necessária nesses pacientes.
  • O colangiocarcinoma foi relatado em pacientes com FC com doença do ducto biliar grande e cirrose. Alem disso, pacientes cirróticos também estão em risco de carcinoma hepatocelular.
  • A esteatose é o achado histológico mais comum em crianças com FC, mas parece ser transitório porque não é um achado comum em adultos. Provavelmente se desenvolve como consequência da desnutrição e da má absorção de proteínas, alem de ficiência de ácidos graxos essenciais;  mas pode ser observada em pacientes bem nutridos com FC, sugerindo um mecanismo fisiopatológico complexo.
  • A hipertensão portal é uma característica dominante e muito desafiadora na DHFC.
  • Pacientes com DHFC apresentam risco de desenvolvimento de síndrome hepatopulmonar e hipertensão portopulmonar, que pode ser subdiagnosticada na população com FC.
  • A endoscopia para avaliar a presença e o caráter das varizes esofágicas com a intenção de iniciar a profilaxia primária para hemorragia digestiva alta (HDA) foi recomendada por algumas autoridades, embora os dados para apoiar essa prática sejam escassos.
  • A avaliação endoscópica deve absolutamente ser realizada se ocorrer um episódio de HDA .
  • O uso de medicamentos beta-bloqueadores não seletivos, escleroterapia endoscópica e bandagem não foram estudados adequadamente na população com FC. No entanto, o bloqueio beta não seletivo provavelmente seria contra-indicado devido à doença pulmonar FC, e a bandagem endoscópica com sessões repetidas de anestesia geral pode estar associada à deterioração da função pulmonar e aumento do risco de infecção. Os desvios portossistêmicos cirúrgicos ou os desvios portossistêmicos intra-hepáticos transjugulares (TIPS) têm sido usados ​​com sucesso na DHFC com resultados satisfatórios a curto e longo prazo. No entanto, nao sao procedimentos isentos do risco de complicações.
  • A decisão de prosseguir com o transplante hepático em pacientes com DHFC é complicada não apenas pela gravidade da doença hepática, mas também pelas comorbidades associadas à FC, como deterioração da função pulmonar, desnutrição e infecção ou colonização por bactérias multirresistentes. Após o transplante de fígado, foram relatados casos de melhora da função pulmonar, qualidade de vida e estado nutricional, mas o transplante pode não melhorar a sobrevida em longo prazo. O transplante combinado fígado-pulmão é reportado em candidatos com doença hepática e pulmonar avançada.