Fibrose Hepática congênita

18 de novembro de 2020

Fibrose Hepática congênita

.

– Doença rara, de herança autossomica recessiva. Causa intra-hepática de hipertensão portal. Ocorre de forma isolada ou em associação com outras anomalias (sobretudo renais) ou síndromes.

* Principal associação com anomalia renal é com a doença policística renal autossômica recessiva (ARPKD)

* Síndrome de Caroli: associação entre Fibrose hepática congênita, dilatação sacular das vias biliares intra- e extra-hepáticas, e ARPKD.

* Outras síndromes associadas: Síndrome de Jeune (“distrofia torácica asfixiante”, cursa com anormalidades esqueléticas, fibrose hepática e doença renal),  Síndrome de Joubert (anormalidades neurologicas/cerebelares, cistos renais e fibrose hepática congenita), dentre outras

– Diferentes formas clínicas: hipertensiva, colangítica, mista, latente. A  forma que mais de manifesta na infância é a hipertensiva – com apresentação clínica de hipertensão portal – manifestação inicial mais comum é Hemorragia Digestiva alta, tipicamente na idade de 9 a 13 anos de idade  (mas pode ter manifestação bastante precoce – até mesmo no primeiro ano de vida).

– Laboratório: transaminases em geral são normais ou pouco alteradas

– Doença pode permanecer estável por muitos anos ou progredir. Surtos de colangite podem agravar ou acelerar progressão da doença

– Diagnóstico sugerido por imagem, mas confirmado por histologia. Histologia bem característica: bandas largas de fibrose periportal ou perilobular, separando lóbulos distorcidos, ramos da veia porta hipoplásicos, estrutura e função dos hepatócitos preservada. Doença pode não ser difusa ou uniforme, e pode até mesmo ser restrita a um lobo hepático.

Sem tratamento específico. Basicamente manejo é dos episódios de colangite, e manejo da hipertensão portal.

.

A linguagem é composta de linguagem/jargões médicos, uma vez que não visa o público de pacientes ou pais de pacientes. O conteúdo dessa página não pode  substituir uma consulta médica.