Recém-nascido Grande para a Idade gestacional (GIG)

22 de outubro de 2019

Recém-nascido Grande para a Idade gestacional (GIG)

  • Conceito: RN com peso acima do percentil 90 para idade gestacional.
  • Macrosomia: outra definição, termo aplicado a todos os bebês que são maiores que 4 kg, independentemente da idade gestacional.
  • Essencialmente todos os bebês são GIG, no entanto, alguns bebês GIG em idades gestacionais mais precoces não macrossomicos.

 

  • Um dos principais fatores de risco para um bebê ser GIG  é ser filho mãe diabetica, por excesso de oferta de glicose materna atravessando a placenta. No entanto, nem todos os lactentes GIG nascem de mães diabéticas, e que nem todas as mães diabéticas terão filhos GIG.
  • Algumas famílias simplesmente têm uma tendência genética para ter bebês grandes.
  • Existem várias síndromes genéticas que podem determinar GIG, a mais comum delas sendo a síndrome de Beckwith-Wiedemann.
  • A obesidade materna ou o excesso de peso tambem materno podem ser causa.

 

  • Níveis elevados de glicose no sangue materno na concepção colocam o feto em desenvolvimento maior risco de anomalias congênitas, como defeitos cardíacos, defeitos do tubo neural ou membros e anomalias faciais.
  • Diabetes gestacional é o termo usado para descrever gestantes que desenvolvem níveis elevados de glicose no sangue durante a gravidez. Fatores de risco: idade acima de 35 anos, IMC acima de 30, diabetes gestacional prévia, histórico familiar de diabetes e etnica asiática,  hispânica, indígena ou africana.
  • Mulheres com DMG não têm mesmos riscos de anomalias congênitas fetais que as mulheres com diabetes preexistente, porem tem maior risco de pré-eclâmpsia, distocia do ombro, cesariana e natimorto durante
    trabalho de parto.

 

  • RNs GIG tem maior risco de lesões durante o parto devido ao seu grande tamanho em comparação com a pelve materna. A lesão de nascimento comumente observada é a lesao do plexo braquial, que pode causar danos a curto ou longo prazo aos nervos desse sistema, levando a uma paralisia flácida no braço afetado (denominada “paralisia de Erb”). Na maioria dos casos em que a lesão no plexo braquial é apenas temporária, a criança recupera a função completa o braço. No entanto, em alguns casos, esse tipo de lesão ao nascimento levará a danos permanentes nos nervos.
  • Há também uma variedade de consequências metabólicas para bebês GIG. A exposição a altos niveis maternos de glicose no útero não apenas levam ao aumento do desenvolvimento do tecido adiposo pré-natal, mas também fazem com que o pâncreas fetal produza quantidades maiores de insulina para diminuir os níveis de glicose no sangue fetal, o que não é um problema para o feto no útero, no entanto, após o nascimento, quando é cortado do suprimento materno de glicose e esses altos níveis de insulina persistem, o  recém-nascido tem risco de hipoglicemia. Portanto, RNs de mães diabéticas devem ser rastreadas quanto à hipoglicemia após o nascimento e tratados se indicado.
  • A hiperinsulinemia não apenas leva à hipoglicemia no recém-nascido, mas também pode aumentar o risco para dificuldade respiratória do recém-nascido. No lactente GIG, a hiperinsulinemia suprime liberação de glicocorticóide, que por sua vez leva à diminuição da liberação de surfactante pulmonar.
  • RNs GIG também são frequentemente policitêmicos, devido ao aumento nível de eritropoietina estimulando a produção de glóbulos vermelhos. Pela policitemia, tem risco aumenado de hiperbilirrubinemia e, em casos extremos, kernicterus.

 

FONTE: Pedscases.com – Pediatric education online

 

 

————————————————————————————————————————

“DISCLAIMER”/ aviso legal: o objetivo dessa página é compartilhar conhecimento médico, visando um público alvo de médicos, pediatras, gastroenterologistas pediátricos, estudantes de medicina. Os conteúdos refletem o conhecimento do tempo da publicação e estão sujeitos a interpretação da autora em temas que permanecem controversos.
A linguagem é composta de linguagem/jargões médicos, uma vez que não visa o público de pacientes ou pais de pacientes. O conteúdo dessa página não pode  substituir uma consulta médica.
As indicações e posologia de medicamentos podem mudar com o tempo, assim como algumas apresentações ou drogas podem ser retiradas do mercado.
Em caso de dúvida relacionada ao conteúdo ou se algum dado incorreto foi identificado, entre em contato!