Hipertensão arterial pediátrica

26 de janeiro de 2018

Hipertensão arterial pediátrica

• A pressão arterial deve ser verificada em crianças com idade ≥3 anos de idade e em adolescentes em todas as ocasiões de consulta médica/ encontro de saúde, sobretudo na presença de fatores de risco como obesidade, doença renal, uso de medicamentos que podem aumentar a PA, história de obstrução ou coarctação do arco aórtico, ou DM.
  • As medidas devem ser realizadas por profissionais de saúde treinados, com equipamento de tamanho adequado para o cumprimento do braço e circunferência braquia (a largura da bolsa de borracha do manguito deve corresponder a 40% da circunferência do braço e seu comprimento, envolver pelo menos 80% do braço).

Circunferência do braço (cm)

Denominação do manguito

Largura  da bolsa (cm)

Comprimento da bolsa (cm)

5-7,5

Coxa

20

42

• Diagnóstico de hipertensão na criança ou adolescente: medidas confirmadas de P.A. por método manual evidenciando PAs ou PAd ≥ 95º percentil para gênero, idade e percentil de estatura, em 3 visitas diferentes.
  • O monitoramento ambulatorial da pressão arterial (MAPA) deve ser realizado para a confirmação da hipertensão em crianças e adolescentes com medições de P.A. elevadas mas sem fechar critérios de H.A. por 1 ano ou mais, ou com hipertensão em estágio 1 em mais de 3 visitas clínicas.
  • Crianças e adolescentes com suspeita de hipertensão do jaleco branco devem ser submetidos à MAPA.
  • O monitoramento da PA em casa não deve ser usado para diagnosticar hipertensão, hipertensão mascarada ou do jaleco branco, mas pode ser um complemento útil após a hipertensão ter sido diagnosticada.
  • Crianças e adolescentes ≥6 anos de idade não requerem uma avaliação extensiva de causas secundárias de hipertensão se tiveram antecedentes familiares de hipertensão, sobrepeso ou obesidade e/ou não tenham antecedentes ou exames de exame físico sugestivos de uma causa secundária de hipertensão arterial.
  • Recomenda-se que a ecocardiografia seja realizada para avaliar o dano de órgãos alvo cardíacos no momento da consideração do tratamento farmacológico da hipertensão.O exame deve ser repetido para monitorar a melhoria ou a progressão do dano do órgão alvo em intervalos de 6 a 12 meses. Indicações para repetir a ecocardiografia incluem hipertensão persistente apesar do tratamento, hipertrofia concêntrica do VE ou fração de ejeção do VE reduzida. Em pacientes sem lesão de órgão alvo de VE na avaliação ecocardiográfica inicial, o ecocardiograma pode ser repetido em intervalos anuais pode ser em pacientes com hipertensão em estágio 2, hipertensão secundária ou hipertensão crônica do estágio 1, tratados de forma incompleta (não conformidade ou resistência aos medicamentos) para avaliar o desenvolvimento de piora lesão de órgão alvo de VE.
  • Em crianças e adolescentes suspeitas de ter estenose da artéria renal, a angiografia por TC ou a angiografia por RM podem ser realizadas como estudos de imagem não invasiva.

• Em crianças e adolescentes com diagnóstico de hipertensão, o objetivo do tratamento com terapia não farmacológica e farmacológica deve ser uma redução na PAs ou PAd para <percentil 90 e <130/80 mm Hg em adolescentes ≥ 13 anos de idade.
  • No momento do diagnóstico de H.A.S. ou hipertensão elevada em uma criança ou adolescente, os clínicos devem fornecer conselhos sobre a dieta DASH e recomendar atividade física moderada a vigorosa pelo menos 3 a 5 dias / semana (30-60 minutos por sessão) para ajudar a reduzir P.A.
  • Em crianças hipertensas e adolescentes que realizaram alterações do estilo de vida, sem resposta –  particularmente aquelas que apresentam hipertrofia do VE no ecocardiograma, hipertensão sintomática ou hipertensão no estágio 2 sem um fator claramente modificável (por exemplo, obesidade) – devem ser iniciado tratamento farmacológico com inibidor da enzima conversora de angiotensina (IECA), bloqueador dos receptores da angiotensina (ARA2), bloqueador de canais de cálcio de ação prolongada ou diurético tiazídico.
  • Crianças ou adolescentes com doença renal crônica e hipertensão devem ser tratados com o alvo de reduzir a  pressão arterial média de 24 horas <50º percentil pela MAPA, idealmente com inibidor de ECA ou ARA2.
  • Crianças e adolescentes com DM (tipo 1 ou 2) devem ser avaliados quanto a hipertensão todas as consultas médicas e tratados se o  PAs ou PAd ≥ p95 , ou> 130/80 mm Hg em adolescentes com idade ≥13 anos de idade.

• Em crianças e adolescentes com hipertensão grave aguda e sintomas com risco de vida, um tratamento imediato com medicação anti-hipertensiva de curta ação deve ser iniciado e a PA deve ser reduzida em não mais de 25% da redução planejada nas primeiras 8 horas.