Microbiota intestinal – conceitos basicos
- Mais de 500 espécies de microorganismos, porém 30-40 espécies correspondem a 99% do total de microogranismos
- Maioria é anaerobia. Principais grupos: Bifidobacteria, Enterobacteria, Clostridia, Lactobacillus, Enterococcus.
- A microbiota intestinal ativa, regula e modula o sistema imune intestinal
- Composição e numero de microoganismos varia conforme idade do individuo, região do intestino, insultos (ex. uso de antibioticos), dieta, condiçoes ambientais e de higiene, dentre outros fatores.
- Importante variabilidade na composição da microbiota de indivíduos saudáveis. Ao longo do primeiro ano de vida: muita variação/ pouca estabilidade.
- Amamentação e via de parto são importantes fatores na infancia, assim como outros fatores, com o uso de medicamentos.
- O parto cesarea atrasa a colonização do RN e se associa a composição diferente de microbiota quando a comparada de RNs nascidos por via vaginal.
- Aleitamento artificial se associa a aumento na colonização por Bactorioides e redução da concentração de Bifidobacterias.
- O uso de inibidores de bomba protonica associa-se a disbiose, favorece o supercrescimento bacteriano e representa um fator de risco para infecção por Clostridium difficile.
- Disbiose foi descrita em associação com diversas doenças gastrointestinais, hepaticas, imunes, e endocrinologicas. Em muitos casos, não esta claro se seria causa ou consequencia, e nesse aspecto o nosso conhecimento medico atual permanece bastante incipiente.
- Alguns serviços analisam e reportam resultados da composição da microbiota. Deve-se contanto interpretar tais resultados com muita cautela. Como dito acima, ha ampla variabilidade nessa composição e padrões de “normalidade” não estão claros.
- O conhecimento atual acerca da manipulação da microbiota com prebioticos, probioticas, posbioticos e simbioticos permanece bastante restrito a um pequeno numero de indicação de compostos ou cepas especificas, em concentrações especificas, para determinadas condições de saude. O uso indiscriminado de pre- e posbioticos por conta propria ou manipulados prescritos por profissionais de saude para “modificar” a microbiota não está indicado e pode ser perigoso.
- Probioticos: por definição sao microogranismos vivos/ativos, que quando consumidos em quantidades adequadas (dose e concentracao), levam a efeito benefico/positivo para a saude do individuo. Interagem/modificam a microbiota intestinal.
- As atuais indicacações de probioticos mais estudadas são: uso de Lactobacillus reuteri para colica do lactente (diminuição do tempo de choro), e Lactobacillus rhamnosus GG e Saccharomyces boulardii para diarreia associada a antibiotico (nessa entidade ensaios clinicos com Lactobacillus reuteri foram negativos), Lactobacillus GG, Saccharomyces boulardii, e Lactobacillus reuteri DSM para Doenca Diarreiça Aguda.
- Prebioticos, por definição, são nutrientes que afetam de forma favoravel/benefica a proliferação de bacterias desejaveis no intestino. São carboidratos não digeriveis, como ex. “HMOs” do leite humano/materno
- Simbioticos são produtos que contem tanto prebioticos quanto probioticos
- Posbioticos são os produtos do metabolismo desses microorganismos/bacterias vivas, por ex. acidos graxos de cadeia curta, como o butirato
————————————————————————————————————————
“DISCLAIMER”/ aviso legal: o objetivo dessa página é compartilhar conhecimento médico, visando um público alvo de médicos, pediatras, gastroenterologistas pediátricos, estudantes de medicina. Os conteúdos refletem o conhecimento do tempo da publicação e estão sujeitos a interpretação da autora em temas que permanecem controversos.
A linguagem é composta de linguagem/jargões médicos, uma vez que não visa o público de pacientes ou pais de pacientes. O conteúdo dessa página não pode nem deve substituir uma consulta médica.
As indicações e posologia de medicamentos podem mudar com o tempo, assim como algumas apresentações ou drogas podem ser retiradas do mercado.
Em caso de dúvida relacionada ao conteúdo ou se algum dado incorreto foi identificado, entre em contato!