Novo estudo relaciona o tempo da tela com problemas de comportamento em pré-escolares e sintomas de TDAH

25 de abril de 2019

– Vários estudos de ampla escala encontraram associações entre o tempo de tela e os problemas de atenção e comportamento da criança, mas a maior parte da a pesquisa atual é limitada pelo fato de que poucos estudos em larga escala foram realizados desde que os dispositivos móveis foram introduzidos, e também porque a maioria dos estudos não leva em consideração que problemas preexistentes de comportamento infantil podem influenciar o uso da mídia.

– Pesquisadores canadenses analisaram dados de uma grande coorte de nascimentos recente (2009-2012) no Canadá, concentrando-se em 2427 crianças cujos pais relataram o tempo de tela diário e os resultados comportamentais aos 5 anos de idade. As famílias eram principalmente caucasianas e com renda mais alta, e as taxas de problemas comportamentais reportadas no total das crianças foram mais baixas do que o habitual – 1.2% de problemas de externalização. [problemas de externalização  são manifestados de forma claramente comportamental por meio de atos motores – a agressividade e o comportamento delinquente são exemplos de sintomas desse grupo].

– Em comparação com crianças expostas a tempo <30 minutos de tela por dia, aquelas que excederam a diretriz canadense pediátrica de maximo 2 horas por dia (13% da amostra) tiveram um risco 5 vezes mais alto problemas de externalização, e 5.9 vezes mais alto de ter problemas de atenção, com risco 7.7 mais alto de apresentar TDAH – após o ajuste para importantes confusões psicossociais.

– Embora as particularidades da população do estudo possam limitar a aplicabilidade, este estudo demonstra que as correlações entre o tempo de tela e os problemas de comportamento infantil persistem na era da mídia móvel e interativa.

REFERENCIA:

– Tamana SK et al. Screen-time is associated with inattention problems in preschoolers: Results from the CHILD birth cohort study. PLoS One 2019 Apr 17; 14:e0213995.

(https://doi.org/10.1371/journal.pone.0213995)

————————————————————————————————————————

A linguagem é composta de linguagem/jargões médicos, uma vez que não visa o público de pacientes ou pais de pacientes. O conteúdo dessa página não pode  substituir uma consulta médica.