Parasitoses por Platelmintos

10 de abril de 2020

Parasitoses por platelmintos

Teniase

• Causa pelas Taenia solium e saginata.
  • O homem é o hospedeiro definitivo para Taenia solium (cujo hospedeito intermediario é o porco) e para Taenia saginata (cujo hospedeiro intermediario é o boi)
  • O verme adulto pode parasitar o delgado por até duas ou tres décadas.
  • O consumo de carnes cruas/mal cozidas (de porco e boi, respectivamente) favorece a ocorrencia da Teniase, mais frequente na América Latina, Africa e Asia.
  • O escolex do verme adulto  se fixa ao duodeno ou jejuno, e o verme cresce atraves de anéis/ proglotes distais. Esses proglotes são eliminados nas fezes – cada proglote contem de 30 a 80 mil ovos.
  • Manifestações: pode ser completamente assintomatica; pode causar fadiga, cefaleia, inapetencia, emagrecimento, alterações do habito intestinal (tanto constipação quanto diarreia), urticaria, eosinofilia. Complicações (raras):  sub-oclusão, apendicite, colangite, pancreatite. Situação especial: se o homem se torna hospedeiro intermediario da Taenia saginatum, ingerindo seu ovo: neurocisticercose.
  • Diagnostico da teniase: achado do proglote nas fezes (tecnica: tanização). PPF tem pouca sensibilidade.
  • Tratamento: niclosamida (criança maiores de 7 anos de idade); praziquantel (criança maiores de 4 anos de idade); mebendazol; nitazoxanida.

Himenolepiase

• “Tenia anã”. Pelo platelminte cestoide Hymenopolis nana -parasita habitual do homem, sem hospedeiro intermediario – ou, menos habitualmente, por Hymenopolis diminuta – parasita de roedores/rato
  •  Parasita cosmopolita, mais frequente em regiões de clima quente.
  • Maioria dos pacientes são assintomaticos, mas pode haver super-infestação em pacientes imunossuprimidos/imunodeficientes.
  • Diagnostico: detecção dos ovos nas fezes (tecnica de concentração de ovos).
  • Praziquantel em dose unica tem indice de cura >95%. Alternativamente pode ser tratada com niclosamida.
  • Tratamento deve ser repetido em 20 a 30 dias, porque a larva se aloja em linfaticos dos vilos intestinais

Difilobotriase

• Infecção causada pelo Diphyllobothrium latum – “tênia intestinal de peixe de água doce”, pela ingestao do peixe defumado/cru
  • Parasita do intestino delgado, que consome B12 – questão de prova classica de parasitose que pode causar anemia megaloblastica!
  • Raramente pode complicar com obstrução intestinal.
  • Tratamento: Praziquantel ou niclosamida. E suplementação de B12 e acido folico!

Esquistossomose

• Causada pelo Schistosoma mansoni, parasita como hospedeiro intermediário é o caramujo de água doce (hospedeiro definitivo é o homem)
  • Infecção endemica de areas tropicais e sutropicais
  • Ciclo do parasita: larva penetra no caramujo, 20-30 dias depois o caramujo libera milhares de cercarias/dia, cercaria penetra no homem quando este nada na “lagoa de coceira” – no homem, o parasita se dissemina (passa pelo pulmao) e depois para o figado, onde matura, acasala e entao libera ovos. Apos a infecção do homem, este demora cerca de 40 dias para eliminar ovos nas fezes (infecção recente: PPF é negativo).
  • Apresentação: agudamente – febre, cefaleia, sudorese, mialgia, diarreia, linfonomegalia, hepatoesplenomegalia, eosinofilia, exantema; cronicamente – diversas formas clinicas, sendo as mais frequentes, hepatoesplenica e hepatointestinal. Hepatoesplenica causa hepatopatia cronica com hipertensao portal classica de regioes endemicas (” barriga d’água”).
  • Tratmento: Praziquantel.
.
Portanto, teniase, himenolepiase, e difilobotriase podem ser tratadas com praziquantel ou niclosamida – Sendo que niclosamida pode ser administrada a partir de 7 anos de idade, e praziquantel a partir de 4.
Esquistossomose agudamente causa diarreia, exantema, sintomas sistemicos e cronicamente sindromes hepatoesplenica (” barriga d’água”) ou hepatointestinal. Tratamento com praziquantel.
————————————————————————————————————————————
A linguagem é composta de linguagem/jargões médicos, uma vez que não visa o público de pacientes ou pais de pacientes. O conteúdo dessa página não pode  substituir uma consulta médica.