A Polêmica atual da Ranitidina

15 de outubro de 2019

A Polêmica atual da Ranitidina

 

  • Ha um grande alarme atual  em relação a possível contaminação de ranitidina com altos níveis de N-nitrosodimetilamina (NDMA). O NDMA,  provável agente cancerígeno,  é um contaminante ambiental conhecido e encontrado em água e alimentos, incluindo carnes, laticínios e vegetais.
  •  A agencia americana FDA diz que seus testes iniciais encontraram “níveis inaceitáveis” do provável agente cancerígeno em diferentes apresentaçoes dessa antagonista do receptor da histamina-2, amplamente utilizado em queixas
  •  A agência também observou os protocolos de teste usados por laboratórios de terceiros usaram um procedimento de alta temperatura, o que, no caso da ranitidina, pelo tipo de composição pode gerar falsos resultados – ja que altas temperaturas realmente podem “criar” NDMA. A agência recomenda testes de temperatura mais baixa para este medicamento.

 

  • Embora nem todos os medicamentos para ranitidina tenham sido sofrido “recall”, farmácias retiraram a ranitidina de venda inicialmente, e há cerca de duas semanas, A ANVISA suspendeu a importação  espeicificamente o uso e a comercialização da ranitidina fabricado pela companhia indiana Saraca Laboratories Limited, mas nao outras formas do insumo farmacêutico ranitidina.

 

  • Atualizações em tempo real do FDA podem ser encontradas no link do FDA, que lidera as investigações:  https://www.fda.gov/drugs/drug-safety-and-availability/fda-updates-and-press-announcements-ndma-zantac-ranitidine
  • O FDA continua testando produtos de ranitidina de vários fabricantes.

 

  • Recomendações atuais do FDA para pacientes:

– Nem todos os medicamentos de ranitidina comercializados nos EUA estão sendo retirados de venda ,

– O FDA não está recomendando que as pessoas parem de tomar todos os medicamentos à base de ranitidina no momento

– Os consumidores que tomam ranitidina sem prescrição medica devem considerar o uso de outros produtos aprovados para sua condição.

– Pacientes em uso de ranitidina sob prescrição médica que desejam interromper o uso devem conversar com seu profissional de saúde sobre outras opções de tratamento. Vários medicamentos são aprovados para os mesmos usos ou similares que a ranitidina.

 

  • Em conclusão,  o alerta foi lançado em relação a apresentaçoes especificas do medicamento. O alerta em si é questionavél. uma vez que fatores relacionados a circunstancias do teste possam ter interferido na analise. Pode tratar-se “apenas” de uma reação exagerada, mas o temor esta levando pais e profissionais de saude a evitarem a medicação. Porem, em pediatria, as reais indicações da ranitidina são bastante limitadas! Sem duvida ha excessos no uso do medicamento, que ao menos temporariamente devem ser revertidos com a atual polemica. Vale lembrar que a ranitidina não é medicação indicada no manejo do refluxo em lactentes!

 

————————————————————————————————————————

“DISCLAIMER”/ aviso legal: o objetivo dessa página é compartilhar conhecimento médico, visando um público alvo de médicos, pediatras, gastroenterologistas pediátricos, estudantes de medicina. Os conteúdos refletem o conhecimento do tempo da publicação e estão sujeitos a interpretação da autora em temas que permanecem controversos.
A linguagem é composta de linguagem/jargões médicos, uma vez que não visa o público de pacientes ou pais de pacientes. O conteúdo dessa página não pode  substituir uma consulta médica.
As indicações e posologia de medicamentos podem mudar com o tempo, assim como algumas apresentações ou drogas podem ser retiradas do mercado.
Em caso de dúvida relacionada ao conteúdo ou se algum dado incorreto foi identificado, entre em contato!