Quem Escreve

Natascha Silva Sandy 

http://gastropednatascha.com/dra/

 

Desde Julho de 2021, voltei a atuar no Brasil após concluir minha especializaçãono exterior – “Clinical Fellow” no “Hospital for Sick Children”, da Universidade de Toronto. Confira meu local de atendimento: https://novapediatria.com.br/especialidades-pediatricas/

Desde 2019, sou diretora do centro de Toronto do curso  “Principles and Practice of Clinical Research” da Harvard School of Public Health.

Conclui a residência em Gastroenterologia pediátrica na Universidade de Campinas, e fiz minha faculdade e residência em Pediatria na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde também fui preceptora da Enfermaria de Especialidades Pediátricas – supervisionando diretamente o trabalho e aprendizado de residentes do segundo ano em Pediatria.

Logo após me formar, trabalhei pela Marinha do Brasil, em projetos de atendimento a populações ribeirinhas (2012). Durante a faculdade, fiz um ano de pesquisa médica na Harvard School of Public Health e em hospitais associados a Harvard Medical School, em Boston, MA, EUA, (2009).

Fui médica plantonista na Enfermaria de Pediatria no Hospital Municipal de Barueri e na enfermaria do Hospital da Criança – São Luiz – Unidade Jabaquara.

Sou membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Academia Americana de Pediatria, Sociedades Norte Americana, Latino-Americana e Europeia de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátricas.

 

 

Na web:

Em 2011, tive a honra de conhecer Drew Faust em sua visita ao Brasil. Ela foi a primeira mulher a presidir a Harvard. Na ocasião escrevi um texto para o Harvard Gazette (site oficial de notícias da Harvard University) sobre a colaboração internacional FMUSP-Harvard:

http://news.harvard.edu/gazette/story/2011/03/spotlight-on-harvard-in-brazil/

Dessa mesma ocasião, algumas palavras minhas foram publicadas no Estadão:

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,harvard-o-sonho-possivel-imp-,698691

Em 2016, fiz uma entrevista para o site “Estudar aqui” de Estudantes de medicina da USP que querem mostrar casos de sucesso e determinação que existem na “Pinheiros” – fui a segunda entrevistada do site:

https://estudaraqui.wordpress.com/2016/02/26/comeca-agora-papo-de-medico-2-natascha-silva-sandy/

Em 2018, materia publicada na pagina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, sobre o inicio da nossa (minha e do meu marido) nova etapa na carreira como fellows na Universidade de Toronto.

https://www.fcm.unicamp.br/fcm/relacoes-publicas/saladeimprensa/egressos-da-residencia-medica-da-fcm-agora-sao-fellows-da-universidade-de-toronto

Em 2020, com o colega Lucas Rocha Alvarenga e Maria Angela Bellomo Brandão, embarcamos na criação de um “Journal Club”, com o objetivo de reunir Gastroenterologistas Pediátricos para discussão de Guidelines e Artigos Científicos recentes em Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica; e com a proposta de reuniões bimensais discussão de 2 publicações por reunião. O projeto cresceu e virou podcast e canal do Youtube

https://www.instagram.com/gastroped.talks/

https://www.youtube.com/channel/UC0W6kI72Wke4eJN5p-ejUHQ

https://linktr.ee/gastropedtalks

Tambem em 2020, apresentei na reunião de Depto de Pediatria FCM, sobre Clinical Fellow no exterior.

https://www.fcm.unicamp.br/fcm/departamento-de-pediatria/palestras-covid-19/20200722-clinical-fellow-no-exterior-preparacao-desafios-e-perspectivas

 

 

Minha formação (Na plataforma Lattes em  http://lattes.cnpq.br/3378439234929020)

  • Clinical Fellow em Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátricas pela Universidade de Toronto.
  • Curso “Principles and Practice of Clinical Research” – Harvard School of Public Health
  • Residência em Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas pela Faculdade de Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas.
  • Curso de Especialização em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia.
  • Pós-Graduação em Emergências Pediátricas pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Preceptoria da Enfermaria de Especialidades Pediátricas do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Residência em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Diploma Médico validado pela Educational Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG) – EUA.