Quem Escreve

Natascha Silva Sandy

Atualmente não praticando medicina no Brasil por ocasião de especialização no exterior – “Clinical Fellow” no “Hospital for Sick Children”, da Universidade de Toronto.

Desde 2019, sou diretora do centro de Toronto do curso  “Principles and Practice of Clinical Research” da Harvard School of Public Health.

Conclui a residência em Gastroenterologia pediátrica na Universidade de Campinas, e fiz minha faculdade e residência em Pediatria na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde também fui preceptora da Enfermaria de Especialidades Pediátricas – supervisionando diretamente o trabalho e aprendizado de residentes do segundo ano em Pediatria.

Logo após me formar, trabalhei pela Marinha do Brasil, em projetos de atendimento a populações ribeirinhas (2012). Durante a faculdade, fiz um ano de pesquisa médica na Harvard School of Public Health e em hospitais associados a Harvard Medical School, em Boston, MA, EUA, (2009).

Fui médica plantonista na Enfermaria de Pediatria no Hospital Municipal de Barueri e na enfermaria do Hospital da Criança – São Luiz – Unidade Jabaquara.

Sou membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Academia Americana de Pediatria, Sociedades Norte Americana, Latino-Americana e Europeia de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátricas.

 

 

Na web:

Em 2011, tive a honra de conhecer Drew Faust em sua visita ao Brasil. Ela foi a primeira mulher a presidir a Harvard. Na ocasião escrevi um texto para o Harvard Gazette (site oficial de notícias da Harvard University) sobre a colaboração internacional FMUSP-Harvard:

http://news.harvard.edu/gazette/story/2011/03/spotlight-on-harvard-in-brazil/

Dessa mesma ocasião, algumas palavras minhas foram publicadas no Estadão:

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,harvard-o-sonho-possivel-imp-,698691

Em 2016, fiz uma entrevista para o site “Estudar aqui” de Estudantes de medicina da USP que querem mostrar casos de sucesso e determinação que existem na “Pinheiros” – fui a segunda entrevistada do site:

https://estudaraqui.wordpress.com/2016/02/26/comeca-agora-papo-de-medico-2-natascha-silva-sandy/

Em 2018, materia publicada na pagina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, sobre o inicio da nossa (minha e do meu marido) nova etapa na carreira como fellows na Universidade de Toronto.

https://www.fcm.unicamp.br/fcm/relacoes-publicas/saladeimprensa/egressos-da-residencia-medica-da-fcm-agora-sao-fellows-da-universidade-de-toronto

Em 2020, com o colega Lucas Rocha Alvarenga, embarcamos na criação de um “Journal Club”, com o objetivo de reunir Gastroenterologistas Pediátricos para discussão de Guidelines e Artigos Científicos recentes em Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica; e com a proposta de reuniões bimensais discussão de 2 publicações por reunião

https://www.instagram.com/gastroped.talks/

Tambem em 2020, apresentei na reunião de Depto de Pediatria FCM, sobre Clinical Fellow no exterior.

https://www.fcm.unicamp.br/fcm/departamento-de-pediatria/palestras-covid-19/20200722-clinical-fellow-no-exterior-preparacao-desafios-e-perspectivas

 

 

Minha formação (Na plataforma Lattes em  http://lattes.cnpq.br/3378439234929020)

  • Clinical Fellow em Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátricas pela Universidade de Toronto (em Andamento).
  • Curso “Principles and Practice of Clinical Research” – Harvard School of Public Health
  • Residência em Gastroenterologia e Hepatologia Pediátricas pela Faculdade de Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas.
  • Curso de Especialização em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia.
  • Pós-Graduação em Emergências Pediátricas pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Preceptoria da Enfermaria de Especialidades Pediátricas do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Residência em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Diploma Médico validado pela Educational Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG) – EUA.