Resumão: Emergências e Urgências com corpos estranhos em via aérea e digestiva

22 de maio de 2017

– Academia americana de pediatria recomenda alguns alimentos a serem evitados antes da idade de 4 anos, responsáveis por 70-90% dos acidentes de engasgo: nozes e sementes, marshmallows, doces, salsichas, pipoca, frutas secas,…

– Regra geral: se você não pode apertar e esmagar, não dar para crianças menores de 3 a 4 anos de idade.

–  5 % das mortes preveníveis antes dos 3 anos

– 20% dos acidentes alimentares por salsicha

–  30% dos acidentes não alimentares por bexigas

– Cuidados na alimentação da criança: sentada, supervisionada. Nunca andando, correndo, deitada.

– “Baby-led weaning” para alimentação de lactentes a partir dos seis meses ainda permanece controverso. Cuidados para que sejam alimentos moles.

Ver: https://novapediatria.com.br/blw-baby-led-weaning-e-recomendado-e-seguro/

– Em crianças maiores de 6 anos: não usual. Avaliar estressores ambientais e atraso de desenvolvimento.

– Amendoins na via aérea: altamente inflamatórios

– Sintomas clássicos de tosse aguda em paciente com corpo estranho em vias aéreas apenas em 25-50% dos casos.

– Cartilagem de peixe: deve ser investigada. Difícil diferenciar dor da passagem x dor da persistência do corporate estranho. TC é bom exame para mostrar.

– Tempo ideal para remoção: menos que 2 horas em emergências, entre 2 e 24 horas nas urgências (o quanto antes).

– Emergência em via aérea:  paciente sintomático, bateria em qualquer local. Mesmo é válido para esôfago. Para estômago emergência é paciente sintomático.

– Via aérea:

. Emergência: paciente sintomático, bateria.

. Urgência: alimento inflamatório, objeto afiado. (Paciente assintomático, estável, evento recente)

. Semi-urgente: apresentação tardia.

– Esôfago:

. Emergência: paciente sintomático, bateria.

. Urgência: ímã, objeto afiado, impactação alimentar, objetos longos, objetos absortivos.

– Estômago:

. Emergência: paciente sintomático.

. Urgência: bateria (idade < 5 anos, tamanho > 2 cm), ímãs, objetos afiados, impactação alimentar, objetos longos, objetos absortivos.