Screening de familiares de pacientes com doença Celíaca

12 de julho de 2019

Screening de familiares de pacientes com doença Celíaca 

 

 – Por que um membro da família deve ser rastreado (testado) para a doença celíaca?

  • A doença celíaca é uma condição genética. Um membro da família pode ter doença celíaca sem sintomas. O risco de doença celíaca para um familiar depende da sua relação com a criança/paciente com doença celíaca. Parentes de primeiro grau  (pais e irmãos) têm um risco 10% maior de doença celíaca. 
  • Os parentes de segundo grau têm um risco aumentado de 5% para a doença celíaca –  tio, tia, sobrinho, sobrinha, avô, neto ou meio-irmão.

 

– Quem deve ser rastreado? 

  • A triagem de familiares de primeiro grau com mais de 3 anos é fortemente recomendada, independente da presença de sintomas. Crianças <3 anos de idade podem ser rastreados se sintomas estiverem presentes.

 

– Quais exames de triagem são necessários?

  • Os testes de screening incluem testes de anticorpos no sangue e / ou testes para determinados tipos de HLA. 
  • Os testes de anticorpos incluem anti-tranglutaminase tecidual (TTG), antiendomísio (EMA) e anti-gliadina, sendo que o conhecimento atual indica o uso de anti-tranglutaminase tecidual como de primeira linha, vista a melhor acuracia deste teste. Para que os testes de anticorpos para sejam precisos, é necessário que haja consumo de glúten. Como a doença celíaca pode se desenvolver a qualquer momento da vida, os testes de anticorpos precisam ser repetidos em intervalos regulares se o primeiro teste for negativo (não ha consenso quanto a frequencia de repeticao destes testes – alguns autores sugerem a cada 1-3 anos, outros 3-5 anos), alternativamente, os testes devem ser repetidos antes se houver o desenvolvimento de sintomas.
  • O teste HLA identifica de susceptibilidade para o desenvolvimento de doença celíaca. Se o teste de HLA for negativo, a doença celíaca é praticamente descartada. Um teste HLA positivo não significa presença da doença celíaca, mas risco de desenvolver, então nesse caso, precisa de anticorpos para rastreio.  

 

———————————————————————————————————————————

“DISCLAIMER”/ aviso legal: o objetivo dessa página é compartilhar conhecimento médico, visando um público alvo de médicos, pediatras, gastroenterologistas pediátricos, estudantes de medicina. Os conteúdos refletem o conhecimento do tempo da publicação e estão sujeitos a interpretação da autora em temas que permanecem controversos.
A linguagem é composta de linguagem/jargões médicos, uma vez que não visa o público de pacientes ou pais de pacientes. O conteúdo dessa página não pode  substituir uma consulta médica.
As indicações e posologia de medicamentos podem mudar com o tempo, assim como algumas apresentações ou drogas podem ser retiradas do mercado.
Em caso de dúvida relacionada ao conteúdo ou se algum dado incorreto foi identificado, entre em contato!