Síndrome de Johanson-Blizzard

31 de outubro de 2021

Síndrome de Johanson-Blizzard

– A síndrome de Johanson-Blizzard é uma doença autossômica recessiva rara que ocorre em 1 em 250.000 nascimentos. É causada por mutações no gene UBR1, levando à insuficiência pancreática exócrina, por necrose e fibrose dos ácinos pancreáticos com a substituição do pâncreas por tecido adiposo.

– Se apresenta tipicamente com sintomas multissistêmicos e anomalias características que se manifestam no nascimento ou na primeira infância. As manifestações anormalidades faciais (caracteristicamente descrito um um pequeno nariz em forma de bico – a clássica hipo ou aplasia da asa nasal),  evidências de insuficiência pancreática exócrina, baixo ganho de peso e baixa estatura.  Outras características incluem anormalidades dos dentes permanentes, agenesia de couro cabeludo, atraso no desenvolvimento, perda auditiva ou surdez e deficiência intelectual. Ainda, deficiências endócrinas podem incluir diabetes, hipotireoidismo e hipoparatireoidismo.

– O diagnóstico da síndrome de Johanson-Blizzard é suspeitado a partir de achados clínicos e é confirmado por meio de testes genéticos moleculares para identificar mutações no gene UBR1.

– Os pacientes com síndrome de Johanson-Blizzard devem ser submetidos a testes de audição, exames de imagem para avaliar a infiltração gordurosa do pâncreas e triagem para defeitos cardíacos congênitos, hipófise, tireoide e disfunção endócrina pancreática.

– O tratamento requer uma abordagem multidisciplinar e a terapia geralmente é de suporte. São necessárias enzimas pancreáticas e suplementação de vitaminas lipossolúveis. Uma dieta rica em proteínas pode ser necessária para garantir o estado nutricional adequado. As crianças, no entanto, ainda permanecerão mais baixas e menores do que a média para sua idade, apesar da terapia. Outras terapias podem ser necessárias para controlar anomalias cardíacas, dentais, gastrointestinais e geniturinárias. O diagnóstico precoce é importante para garantir que essas crianças recebam intervenção precoce e educação especial.

– Outras condições associadas à falta ou perda de células pancreáticaas acinares e que constituem diagnósticos diferenciais da síndrome de Johanson-Blizzard   incluem fibrose cística, síndrome de Shwachman-Diamond, síndrome de medula-pâncreas de Pearson e síndrome de Jeune. Essas condições também estão associadas a outros sintomas que os diferenciam de síndrome de Johanson-Blizzard. A síndrome de Shwachman-Diamond está associada a uma tríade de disfunção pancreática exócrina (falha do desenvolvimento de ácinos pancreáticos), insuficiência da medula óssea e anormalidades esqueléticas e dentárias. A neutropenia é a disfunção da medula óssea mais comum, mas trombocitopenia e anemia também podem ser observadas. Essas crianças correm maior risco de infecções e leucemia mielóide aguda. Anormalidades esqueléticas comuns incluem centros de ossificação secundários retardados, alargamento e metáfises irregulares comuns em costelas e fêmures proximais / distais e anomalias orais / dentais. As alterações da medula óssea com a síndrome de medula-pâncreas de Pearson demonstram vacuolização celular e sideroblastos em anel, o que a distingue da síndrome de Shwachman-Diamond, e fibrose pancreática e insuficiência pancreática exócrina. A síndrome de Jeune está associada a anormalidades esqueléticas do tórax e extremidades e nefronoftese. Está associada à insuficiência pancreática exócrina e dificuldade respiratória.

 

 

Referências

  • Almashraki N, Abdulnabee MZ, Sukalo M, Alrajoudi A, Sharafadeen I, Zenker M. Johanson-Blizzard syndrome. World J Gastroenterol. 2011;17(37):4247-4250. doi: 10.3748/wjg.v17.i37.4247
  • Quaio CR, Koda YK, Bertola DR1, Sukalo M, Zenker M, Kim CA. Johanson-Blizzard syndrome: a report of gender-discordant twins with a novel UBR1 mutation. Genet Mol Res. 2014;13(2):4159-4164. doi: 10.4238/2014.June.9.2

 


 

“DISCLAIMER”/ aviso legal: o objetivo dessa página é compartilhar conhecimento médico, visando um público alvo de médicos, pediatras, gastroenterologistas pediátricos, estudantes de medicina. Os conteúdos refletem o conhecimento do tempo da publicação e estão sujeitos a interpretação da autora em temas que permanecem controversos.
A linguagem é composta de jargões médicos, uma vez que não visa o público de pacientes ou pais de pacientes. O conteúdo dessa página não pode nem deve substituir uma consulta médica.
As indicações e posologia de medicamentos podem mudar com o tempo, assim como algumas apresentações ou drogas podem ser retiradas do mercado.
Em caso de dúvida relacionada ao conteúdo ou se algum dado incorreto foi identificado, entre em contato!