Textos

VACINAÇÃO PÓS-EXPOSIÇÃO: SARAMPO, VARICELA, HEPATITES A e B, TÉTANO

15 de abril de 2018

VACINAÇÃO PÓS-EXPOSIÇÃO: SARAMPO, VARICELA, HEPATITES A e B, TÉTANO   Apesar de idealmente designadas a prevenção primária de doenças, vacinas tem um importante papel na profilaxia após a exposição. O conhecimento de quem, quando e como realizar essa profilaxia para …

Saiba mais

Pediculose capilar/ “piolho”

10 de abril de 2018

PEDICULOSE CAPILAR/ “PIOLHO”   O agente é o parasita Pediculus humanus capitis. O diagnóstico em geral não impõe dificuldades: na maioria dos casos a queixa de que a criança está com piolho já é trazida diretamente pelos pais/ cuidadores, que geralmente …

Saiba mais

Mais sobre o aleitamento materno

1 de abril de 2018

Mais sobre o aleitamento materno – Apesar dos incontáveis benefícios (nutricionais, emocionais, de desenvolvimento, imunológicos, econômicos, sociais), a média de aleitamento materno no Brasil: até 90 dias (varia regionalmente). – O vínculo é um benefício muito importante. Liberação de ocitocina …

Saiba mais

Otite média aguda de repetição

26 de março de 2018

OTITE MÉDIA AGUDA DE REPETIÇÃO   Definição atual de OMA de repetição: 3 ou mais episódios em 6 meses, ou 4 ou mais episódios em 12 meses (com pelo menos 1 episódio nos 6 meses anteriores), devendo ser esses episódios …

Saiba mais

Diferenças do calandário vacinal público e privado no Brasil

19 de março de 2018

Diferenças do calandário vacinal público e privado no Brasil – Calendário público segue as recomendações do PNI (Plano Nacional de Imunização), enquanto que na prática privada costuma-se seguir as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Mas além desses documento …

Saiba mais

Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)

2 de março de 2018

Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) A apneia obstrutiva do sono é  o distúrbio respiratório mais comum relacionado ao sono, e tem se tornado cada vez mais frequente na pediatria. Caracteriza-se por intermitente obstrução  parcial ou completa das vias aéreas superiores, obstrução …

Saiba mais

Probióticos para cólica do lactentes!

25 de fevereiro de 2018

Probióticos para cólica do lactentes! A busca de uma medicação efetiva para a cólica de lactentes é incessável. A fisiopatologia desse sintoma não é bem conhecida, e os resultados das diversas medicações disponíveis no mercado são bastante variáveis. Recentemente, o uso …

Saiba mais

Seletividade alimentar: “picky eaters”

22 de fevereiro de 2018

Seletividade alimentar: “picky eaters”  Como mencionado em texto anterior, as dificuldades alimentares são altamente prevalentes na infância. Apesar da frequente queixa parental, a minoria dos pacientes apresenta de fato uma alimentação problemática.  Naturalmente, o percentual de pais que apresenta queixas …

Saiba mais

Proteína C-Reativa “point-of-care” pode ajudar na identificação de infecção bacteriana grave

18 de fevereiro de 2018

PROTEÍNA C-REATIVA ”POINT-OF-CARE” PODE AJUDAR NA IDENTIFICAÇÃO DE INFECÇÃO BACTERIANA GRAVE   A avaliação de criança com doença febril aguda é desafiadora. Em lactentes < 2-3 anos, em geral utilizam-se algorítimos de febre sem sinais localizatórios que apontam a coleta de …

Saiba mais