Textos

Henoch-Schlonlein Purpura (PHS)

17 de maio de 2018

Henoch-Schlonlein Purpura (PHS)   – Em 2012, a Conferência Internacional de Consenso de Chapel Hill mudou o nome oficial da Púrpura de Henoch-Schlonlein (PHS) para Vasculite por IgA, que reflete a  fisiopatologia da doença. Apesar disso, a denominação PHS continua …

Saiba mais

Rinite alérgica – classificação e tratamento

16 de maio de 2018

RINITE ALÉRGICA  – classificação e tratamento   – Doença crônica alérgico-inflamatória nasal, comum em crianças em adolescentes – com prevalência estimada de 20%. De apresentação e gravidade variáveis, pode ter importante impacto na qualidade de vida. – Classificação: leve x moderada-grave, …

Saiba mais

Diagnóstico diferencial das lesões das regiões de fraldas

9 de maio de 2018

Diagnóstico diferencial das lesões das regiões de fraldas   – Incluem: dermatite da área de fraldas (“assadura propriamente dita), lesões alérgicas, infecções bacterianas/ fúngicas e virais.   – Dermatite de contato irritativa das fraldas: acometimento eritematoso, que acomete mais áreas …

Saiba mais

Segurança infantil – epidemiologia, medidas de segurança e dicas para orientar os pais

3 de maio de 2018

Segurança infantil – epidemiologia, medidas de segurança e dicas para orientar os pais Ainda importante causa de morbimortalidade infantil no Brasil: mais de 10 mortes e 300 hospitalizações/ dia. Maior risco: sexo masculino. Nos primeiros meses, os riscos são imposto por terceiro …

Saiba mais

Baixas taxas de vacinação em crianças após um diagnóstico de transtorno do espectro austista

22 de abril de 2018

BAIXAS TAXAS DE VACINAÇÃO EM CRIANÇAS APÓS UM DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUSTISTA   Apesar de amplamente comprovada a ausência de relação entre vacinação e Transtorno do Espectro Autista (TEA),  a resistente falsa crença entre uma suposta relação da …

Saiba mais

VACINAÇÃO PÓS-EXPOSIÇÃO: SARAMPO, VARICELA, HEPATITES A e B, TÉTANO

15 de abril de 2018

VACINAÇÃO PÓS-EXPOSIÇÃO: SARAMPO, VARICELA, HEPATITES A e B, TÉTANO   Apesar de idealmente designadas a prevenção primária de doenças, vacinas tem um importante papel na profilaxia após a exposição. O conhecimento de quem, quando e como realizar essa profilaxia para …

Saiba mais

Pediculose capilar/ “piolho”

10 de abril de 2018

PEDICULOSE CAPILAR/ “PIOLHO”   O agente é o parasita Pediculus humanus capitis. O diagnóstico em geral não impõe dificuldades: na maioria dos casos a queixa de que a criança está com piolho já é trazida diretamente pelos pais/ cuidadores, que geralmente …

Saiba mais

Mais sobre o aleitamento materno

1 de abril de 2018

Mais sobre o aleitamento materno – Apesar dos incontáveis benefícios (nutricionais, emocionais, de desenvolvimento, imunológicos, econômicos, sociais), a média de aleitamento materno no Brasil: até 90 dias (varia regionalmente). – O vínculo é um benefício muito importante. Liberação de ocitocina …

Saiba mais

Otite média aguda de repetição

26 de março de 2018

OTITE MÉDIA AGUDA DE REPETIÇÃO   Definição atual de OMA de repetição: 3 ou mais episódios em 6 meses, ou 4 ou mais episódios em 12 meses (com pelo menos 1 episódio nos 6 meses anteriores), devendo ser esses episódios …

Saiba mais