Uso de drogas supressoras de ácido gastrico e antibióticos na infância relacionados ao aumento do risco de alergia

21 de novembro de 2018

Uso de drogas supressoras de ácido gastrico e antibióticos na infância relacionados ao aumento do risco de alergia

 

  • O uso de medicamentos supressores de ácido gastrico e antibióticos no início da infância está associado a um risco elevado para o desenvolvimento de doenças alérgicas na infância, segundo um estudo observacional da JAMA Pediatrics.
  • A partir de uma extensa base de dados de  792 130 crianças, pesquisadores observaram que crianças que receberam prescrição de antagonistas dos receptores da histamina-2 ou inibidores de bomba de protonica nos primeiros 6 meses de vida apresentaram maior risco para todas as doenças alérgicas estudadas, exceto a alergia a frutos do mar durante um seguimento médio de 4,6 anos. Foram avaliados os risco de alergias alimentares, anafilaxia, asma, dermatite atópica, rinite alérgica, conjuntivite alérgica, urticária, dermatite de contato, alergia a medicamentos ou outras alergias.
  • O aumento do risco foi maior para alergias alimentares (razões de risco ajustadas, 2,18 para H2RAs e 2,59 para PPIs), e a relação foi dependente da dose.
  • Os antibióticos também foram associados ao aumento do risco para a maioria das alergias, com o risco de asma mais elevado (razões de risco ajustada, 2,09).
  • Medicamentos  devem ser usados ​​durante a infância apenas em situações de claro benefício clínico.

 

REFERENCIA:

https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/article-abstract/2676167