Uso de drogas supressoras de ácido gastrico e antibióticos na infância relacionados ao aumento do risco de alergia

21 de novembro de 2018

• O uso de medicamentos supressores de ácido gastrico e antibióticos no início da infância está associado a um risco elevado para o desenvolvimento de doenças alérgicas na infância, segundo um estudo observacional da JAMA Pediatrics.

• A partir de uma extensa base de dados de  792. 130 crianças, pesquisadores observaram que crianças que receberam prescrição de antagonistas dos antagonistas H-2 (ex. ranitidina) ou inibidores de bomba de protonica  (ex. omeprazol) nos primeiros 6 meses de vida apresentaram maior risco para todas as doenças alérgicas estudadas, exceto a alergia a frutos do mar durante um seguimento médio de 4,6 anos. Foram avaliados os risco de alergias alimentares, anafilaxia, asma, dermatite atópica, rinite alérgica, conjuntivite alérgica, urticária, dermatite de contato, alergia a medicamentos ou outras alergias.

• O aumento do risco foi maior para alergias alimentares (razões de risco ajustada de 2,18 para antagonistas e 2,59 para inibidores de bomba protonica), e a relação foi dose-dependente.

• Os antibióticos também foram associados ao aumento do risco para a maioria das alergias, com o risco de asma mais elevado (razões de risco ajustada de 2,09).

• Medicamentos  devem ser usados ​​durante a infância apenas em situações de claro benefício clínico.

REFERENCIA:

—————————————————————————————————————————————

A linguagem é composta de linguagem/jargões médicos, uma vez que não visa o público de pacientes ou pais de pacientes. O conteúdo dessa página não pode  substituir uma consulta médica.