Uso excessivo de creme dental por crianças

9 de março de 2019

Uso excessivo de creme dental por crianças

 

– Centros de Prevenção e Doenças (CDC) alerta que crianças estão escovando com muita pasta/creme dental e, como resultado, estão sendo expostas e ingerindo muito flúor, o que pode resultar em fluorose, alterando a estrutura do esmalte dentário, causando descoloração, corrosão ou descamação.

– A publicidade de produtos de saúde bucal não ajuda: comerciais de pasta de dentes mostram a aplicação grande quantidade de pasta de dentes na escova de dentes, como ilustrado na figura desse texto. A pasta de dentes é anunciada de tal forma que as pessoas usam cerca de 10 vezes a quantidade que precisam. Além disso, com sabores atraentes como tutti-fruti /chiclete sugestionam crianças a engolir a pasta em vez de cuspi-la.

– O CDC e a Associação Americana de Odontologia recomendam que as crianças comecem a usar creme dental com flúor aos 2 anos, mas apenas uma gota do tamanho de um grão de arroz até os 3 anos. A partir das 3 a 6 anos, as crianças não devem usar mais do que uma ervilha. Aos 6 anos, o reflexo da deglutição se desenvolveu o suficiente para prevenir a ingestão acidental.

– A recomendação do CDC e da Associação Americana de Odontologia vai contra a recomendação da Associação Americana de Pediatria (AAP), que aprova uso de creme dental com flúor desde o primeiro dente do bebê.

– Resultado da pesquisa do CDC sobre o hábito de higiene dental de crianças e adolescentes de 2013 a 2016, com pais de crianças de 3 a 15 anos de idade, mostrou que 38% das crianças de 3 a 6 anos usam mais do que a quantidade recomendada de pasta/creme dental. O estudo destaca a importância de que os pais supervisionem as crianças durante a escovação.

O CDC também recomenda que a escovação comece assim que o primeiro dente rompe, mas os dados da pesquisa mostram que a escovação começa mais tarde para 80% das crianças.

O estudo ainda nota que pais não estão percebendo detalhes suficientes sobre escovação, possivelmente estão apenas contentes de que seu filho está escovando os dentes, mas precisam passar mais tempo observando como a criança escova.

A pesquisa ainda mostra que 34,2% das crianças e adolescentes escovam os dentes apenas uma vez por dia.